quinta-feira, janeiro 20, 2011

resistência civil - campanha de promoção... da vergonha

No verão passado, circulou pela net este testemunho...

«Esta tarde, à saía do Jamor depois da final de Ténis do Estoril Open, seguia a poucos metros de mim Zeinal Bava, o tal C.E.O. da Portugal Telecom que esteve envolvido na trama da compra da TVI pela PT de que soubemos pelas fugas do caso Face oculta. Senti um impulso irresístivel para lhe dizer na cara o que o povo português sobre tudo isto pensa. E se é verdade que a multidão que se apressava para sair do recinto era na sua maioria constituida por portugueses - a verdade é que, se ouvi alguns murmúrios "vai ali o Zeinal Bava", ninguém lhe falou. Talvez sob o peso da derrota do Frederico Gil, depois de estar a vencer por 3-0 no último set, dei por mim a bradar ao Zeinal Bava, alto e bom som de modo a que toda aquela multidão ouvisse bem - o que eu dizia e a quem o dizia: "PT - vergonha; a PT é uma vergonha".  Ele encarou-me com o sorriso habitual - o mesmo com que pensa talvez ter enganado os portugueses, ao tourear a comissão parlamentar de inquérito; talvez o mesmo com que ajudou a "encornar" Henrique Granadeiro (nas suas próprias palavras) - mas não aguentou o olhar e sumiu-se. Fez-se um momento de silêncio ao meu redor (família incluída); concluí dizendo apenas que «eles agem como se nós fôssemos uns lorpas que nem coragem temos de lhe dizer as verdades na cara quando se pavoneiam por entre nós sem qualquer vergonha - e por isso nos têm tão pouco respeito. E isso tem de mudar.»

Ora, amigos, não será esta a receita da "revolução" - ensinar-lhes a vergonha que não aprenderam em casa? Quem há aí com coragem para formar uma "aliança de valentes" que se comprometa a dizer uma frase muito simples, de olhos nos olhos, a uma meia dúzia que nos dirigem e são a nossa vergonha? Podemos não os fazer demitir-se dos lugares mas... podemos bem levá-los a recear que qualquer passo por entre o "povo anónimo" possa levá-los a ouvir do que não gostam:

lembrar a José Sócrates e a Cavaco Silva os 50.000 bebés mortos em resultado da Lei que ambos assinaram...
lembrar ao Zeinal Bava e ao Armando Vara (e outros? quais?) o fim da informação independente e acutilante na TVI
lembrar ao Procurador Geral da Repúblico o mau serviço público prestado no tratamento dado ao processo face oculta e às escutas feitas em Aveiro

E/ou uma campanha a lembrar aos consumidores diante da impressionante ofensiva do marketing Meo que, ao adquiri-lo, poderá estar a sancionar/branquear a  instrumentalização da PT (pelo menos na forma tentada) para o silenciamento do jornalismo da TVI (Manuela Moura Guedes, Alexandra Borges, etc) reconhecidamente incómodo para o governo Sócrates.
Que me dizem?
»

Não parece má ideia. Mas haverá 40 corajosos para tanto? Como os 40 conjurados de 1640?...

terça-feira, janeiro 18, 2011

veja as semelhanças
















político filipino fotografa o homem que se
prepara para disparar sobre ele
O Papa conversa com Cavaco Silva durante a visita a Portugal, em Maio de 2010,
dias antes antes de o presidente assinar
a aprovação do casamento gay.

Acertou! Em ambas as fotos um homem olha de frente
para alguém que lhe prepara uma desagradável surpresa...