sábado, julho 18, 2009

discriminação da região norte na R.D.P.

Crítica enviada ao Provedor do Ouvinte da RDP (clicar aqui**), sobre a eventual discriminação da região norte de Portugal no repositório áudio da RDP relativo ao programa «Portugal em Directo». Aquele apenas contempla os programas da emissão sul. Porque será?


«
Ex.mº Sr. Provedor do Ouvinte da RDP, (jornalista Adelino Gomes)

Numa estação suportada pelos impostos de todo o país, não apenas do sul, não se pode compreender que um programa com emissão diferenciada para as diferentes regiões do país, apenas disponibilize no seu sítio oficial, infelizmente sem PODcast, o «nome e descrição» e o "audio WMA" da emissão sul. (cf. http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1043)

Na passada quinta-feira, dia 16.07.09, fomos convidados para ali apresentar resultados de um projecto da Universidade do Minho com a ACAPO. No sumário do dia publicado no sítio, porém , encontra-se o seguinte «PORTUGAL EM DIRECTO - O papel está a desaparecer de todos os serviços municipais de Óbidos, que já reduziram custos e tempo a despachar processos. Sintra quer ser a capital do romantismo para cativar mais turistas para os ambientes romântico...».

No sumário do dia 17.07 pode ler-se: «PORTUGAL EM DIRECTO - Faltam médicos de família no Alentejo, [...]. O metro de Lisboa vai crescer até Loures [...].»

E ainda no de dia 15.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Autarca do Sardoal ameaça cortar estrada [...]. A maior estufa de tomate da Península Ibérica fica em Torres Vedras. Museu da Cidade de Lisboa [...]»

... do dia 14.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Videovigilância para [...] praias da Costa de Caparica e [...] Torres Vedras. Em Vila Nova de Mil Fontes, a população está alerta [...] » (no Norte também!)

... do dia 13.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Odemira tem falta de médicos [...] A História e património da Mata da Machada, pulmão verde do Barreiro, em livro.»

Em suma, ou fomos procurar no link errado ou então lamentamos ter de concluir que para a emissora (dita) nacional RDP, o «Portugal em Directo» começa no Sardoal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sardoal) e segue para sul.

Precisando melhor, o Norte no "directo" ainda passa (sabemos que a emissão foi para "o ar"). No "diferido" via internet é que estamos mal e merecíamos melhor.

Discordamos e pedimos a pronta rectificação deste tratamento desigual.

Atentamente,
Luís Botelho Ribeiro»

1 comentário:

Itelvino Rodriguez disse...

O Fórum Carapau está de volta!

O Carapau - Fórum Subversivo

Estamos de volta!

Crónica, crítica e construção subversiva!
A nossa aldeia, o mundo, corrupção,Irão e afins!
De onde viemos, onde estamos, para onde vamos?
Enfim, a informação do costume, os comentários… são vossos!

Visita, divulga, participa!
http://carapau.pt.vu