Crítica enviada ao Provedor do Ouvinte da RDP (clicar aqui**), sobre a eventual discriminação da região norte de Portugal no repositório áudio da RDP relativo ao programa «Portugal em Directo». Aquele apenas contempla os programas da emissão sul. Porque será?
«Ex.mº Sr. Provedor do Ouvinte da RDP, (jornalista Adelino Gomes)
Numa estação suportada pelos impostos de todo o país, não apenas do sul, não se pode compreender que um programa com emissão diferenciada para as diferentes regiões do país, apenas disponibilize no seu sítio oficial, infelizmente sem PODcast, o «nome e descrição» e o "audio WMA" da emissão sul. (cf. http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1043)
Na passada quinta-feira, dia 16.07.09, fomos convidados para ali apresentar resultados de um projecto da Universidade do Minho com a ACAPO. No sumário do dia publicado no sítio, porém , encontra-se o seguinte «PORTUGAL EM DIRECTO - O papel está a desaparecer de todos os serviços municipais de Óbidos, que já reduziram custos e tempo a despachar processos. Sintra quer ser a capital do romantismo para cativar mais turistas para os ambientes romântico...».
No sumário do dia 17.07 pode ler-se: «PORTUGAL EM DIRECTO - Faltam médicos de família no Alentejo, [...]. O metro de Lisboa vai crescer até Loures [...].»
E ainda no de dia 15.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Autarca do Sardoal ameaça cortar estrada [...]. A maior estufa de tomate da Península Ibérica fica em Torres Vedras. Museu da Cidade de Lisboa [...]»
... do dia 14.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Videovigilância para [...] praias da Costa de Caparica e [...] Torres Vedras. Em Vila Nova de Mil Fontes, a população está alerta [...] » (no Norte também!)
... do dia 13.07: «PORTUGAL EM DIRECTO - Odemira tem falta de médicos [...] A História e património da Mata da Machada, pulmão verde do Barreiro, em livro.»
Em suma, ou fomos procurar no link errado ou então lamentamos ter de concluir que para a emissora (dita) nacional RDP, o «Portugal em Directo» começa no Sardoal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sardoal) e segue para sul.
Precisando melhor, o Norte no "directo" ainda passa (sabemos que a emissão foi para "o ar"). No "diferido" via internet é que estamos mal e merecíamos melhor.
Discordamos e pedimos a pronta rectificação deste tratamento desigual.
Atentamente,
Luís Botelho Ribeiro»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário