terça-feira, fevereiro 12, 2008

a "newsletter" do Presidente

Ex.mºs responsáveis pelo Boletim da Presidência da República,

Agradeço o vosso contacto de 6 de Fevereiro mas tenho alguns reparos para os quais gostaria de lhes chamar a atenção. Sendo o Presidente da República o Chefe de Estado, bom seria que o sítio oficial pusesse um pouco mais de empenho em defender a língua portuguesa, evitando o recurso a termos em inglês na página em português - para os leitores de língua inglesa existe, e muito bem, uma "english version".

Na página em português, por conseguinte, seria de evitar o uso de "newsletter" quando afinal se pretende designar um boletim ou um boletim electrónico, se se quiser. É aliás esse termo que referem no vosso email ao qual ora respondo: «[...] Newsletter da Presidência da República». Parece-me que não há necessidade de recorrer a àquele termo.

Por outro lado, em diversos pontos da página principal da sítio da presidência surge o termo "sítio", em português. Apoiado! Mas ao fundo da página, ao lado da entrada de "contactos", infelizmente aparece "Mapa do site", quando tudo aconselharia - até por coerência - o uso da referência "Mapa do sítio".

Aqui ficam estas pequenas observações que visam contribuir para uma maior atenção à nossa língua, a qual, mais do que nas declarações de intenções, deve ser defendida e aplicada no terreno.

Muito atentamente,
Luís Botelho Ribeiro





belem@presidencia.pt escreveu:
Agradecemos o seu pedido de subscrição da Newsletter da Presidência da República.

Os dados por si indicados foram:
Nome: Luis Botelho Ribeiro
E-mail: botelho.ribeiro@dei.uminho.pt
Data de Nascimento: 1967-11-17
Telemóvel:

Para finalizar o seu pedido de subscrição, deve clicar no endereço abaixo:
http://www.presidencia.pt/activar.php?id=3873&key=458593


Caso pretenda remover estes dados, deve clicar no endereço abaixo:
http://www.presidencia.pt/remove.php?id=3873&key=458593

Atentamente,

A Presidência da República

(2008-02-06 19:53:16)

Sem comentários: