terça-feira, fevereiro 19, 2008

Universidade do Minho sem dinheiro para salários

Recordando que este blogue começou com um artigo sobre "cidadania na universidade (do Minho)", ei-la que regressa, desta feita pelas piores... preocupações:

«Guimarães Rodrigues, reitor da Universidade do Minho, afirmou ontem em conferência de imprensa que as previsões orçamentais para este ano apontam para que "não será possível garantir cerca de 70 por cento dos encargos com o subsídio de Natal", "mas pode ser uma percentagem maior", relata o Diário do Minho.
O reitor considera que a UM é "vítima de uma persistente suborçamentação por parte do Governo", que não cumpriu a fórmula do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que levaria a um aumento de 11,7% no orçamento de 2008, quando o aumento real foi de 2,5%, o que levou a um "buraco" orçamental de mais de seis milhões de euros.
Guimarães Rodrigues referiu também que o Estado não compensou as universidades, quando passaram a ser obrigadas a pagar contribuições para a Caixa Geral de Aposentações.
Questionado sobre a intenção de despedir ou dispensar docentes, o reitor respondeu de forma eufemista, remetendo a responsabilidade para as escolas, que deverão atender "à flutuação das necessidades".»

in site do BE - Braga

Sem comentários: