quinta-feira, dezembro 06, 2007

Antígona


Ainda aqui não surgiu ocasião para homenagear a personagem que, para nós, talvez simbolize mais perfeitamente toda a coragem e desassombro da milenar luta dos cidadãos por uma sociedade mais Justa, pela primazia dos Valores sobre os interesses, pela superioridade das leis divinas sobre as humanas:

Antígona - uma mulher.

«Antígona é caracterizada, essencialmente, pelo seu acto de desobediência, solitário e poderoso. É uma personagem que contém força e agressividade, sendo capaz de arriscar tudo em defesa dos seus princípios. Enquanto aos olhos de Creonte e de alguns conselheiros de Tebas, a filha de Édipo não passa de um ser movido pelo ódio e pela ambição, para outros ela é apenas uma jovem inocente, justa e acometida de piedade para com os mortos. Esta não é, pois, uma caracterização unânime.

Do ponto de vista familiar, a heroína é uma personagem que representa o lado frágil e sofredor da família contra aquele que detém o poder. Antígona é, assim, detentora de um sentido político [...], uma vez que é colocada ao mesmo nível do seu adversário, Creonte.» In Universidade da Madeira


Sem comentários: