quarta-feira, abril 04, 2007

and the winner is... António Costa!

Num comentário de António a este post lia-se:

>>Sócrates avisou que falaria para tranquilizar as hostes socialistas e atenuar as críticas do povo.
>>Na próxima quarta-feira, dia 10 de Abril de 2007 vai a uma espécie de Perdoa-me na RTP.

Temos então TABU até quarta-feira quanto ao sucessor? Está aberta a época de apostas - e a minha vai totalmente para o Dr. António Costa. Não, não é resultado de análise própria. É apenas o resultado natural de uma conversa de fim de tarde com colegas mais ou menos (neste momento menos) simpatizantes do PS...
Como milhares de outros por esse país fora, já discutem abertamente a questão que "fatalmente" se vai colocar. O tom é mais ou menos este: "se Sócrates já caiu, todo o tempo que se deixar passar para a sua substituição é tempo perdido de afirmação do novo líder".

O que verdadeiramente os preocupa já é outra coisa - é antever se haverá condições para uma transição à Blair (a meio do mandato) com Santana Lopes "por aí" a bradar que os argumentos do PS em 2005, a favor de eleições antecipadas quando ele sucedeu a Barroso (levando à demissão de Ferro Rodrigues e à ascensão de Sócrates em Guimarães) obrigarão à convocação de eleições legislativas. Pela lógica do PS de 2005, António Costa, supostamente o novo líder, não teria legitimidade própria para liderar o executivo...
Mas há ainda lugar à esperança, notando eles que 1) Costa já faz parte do governo desde início, constava da equipa "sufragada", ao contrário de Santana que "aterrou" em S.Bento vindo duma Câmara Municipal; 2) Cavaco não estará nada interessado em atender reivindicações creditáveis a Santana e 3) Cavaco se calhar até pode reciclar o discurso de Jorge Sampaio, empossando um governo Costa ("mas agora ainda mais vigilante e sempre mais exigente quanto a resultados") do programa de reformas e dos sacrifícios pedidos aos portugueses.

------

A ocasião para os esclarecimentos no "dia 11" na RTP, não há-de ser "para dar tempo a que o assunto esfrie" ou para que se conheça a decisão de Mariano Gago (e de Sócrates, se a este ainda restar alguma autoridade - o que é tudo menos líquido) relativamente à Un.Independente. Esta decisão, se calhar, ainda será adiada de dia 5 para dia 9 ou 10 mesmo sabendo que qualquer pessoa se interroga: afinal havia tanta pressa em resolver a situação e agora pode-se prorrogar o prazo em mais 4 ou 5 dias?

Se o cabal esclarecimento de todas as dúvidas(?) ainda estivesse nos horizonte de um P.M. em defesa da sua Honra, conviria ao "injustiçado/caluniado/enlameado/boatado/..." que a instituição apresentasse todas as respostas e respectiva documentação de suporte (consistente com tudo o que nos últimos tempos se foi conhecendo e divulgando), e que o fizesse num quadro de normalidade, não numa situação de "liquidação" em curso.

Parece, isso sim, que o P.M. quererá falar aos portugueses já de posse da decisão presidencial (prevista para dia 11) quanto à proposta de "lei do aborto", o único tr(i)unfo a que se poderia ainda agarrar para reunir as tropas dispersas, caso o presidente vetasse sem mais!

Naturalmente, Cavaco com a sua experiência e carácter, não se prestará a ser nem o carrasco nem o bom-samaritano que Sócrates já não merece. E será assim que, a bem das leis da cidade (do PS), este não terá outro remédio senão... tomar a cicuta.

Enfim, rei morto rei posto.

E entre muitas outras qualidades políticas que se lhe reconhecem, o novo Rei do Rato tem até essa velha virtude* que a "trapalhada Sócrates", com tanto que teve de mau, teve também o involuntário mérito de recuperar para a política portuguesa: um CV académico inquestionável!

Licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito, Universidade Clássica de Lisboa.

Pós-graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa.


Durante muito tempo, mais nenhum partido da área do poder escolherá um líder sem primeiro se certificar cuidadosamente da exactidão e consistência do Curriculvm Vitae. Pena que isso só não baste para a regeneração política de que o país real merece e precisa.

Eu disse "que o país real merece e precisa"?
Corrijo.
O país real precisa.
Quanto a merecer, neste momento o mérito vai inteirinho para... o Portugal profundo!

1 comentário:

António Balbino Caldeira disse...

Luís

Muito obrigado pelo seu apoio. É uma justa luta de cidadania, mas não é fácil. Por isso, o seu apoio é ainda mais louvável.