quinta-feira, abril 12, 2007

HOC OPUS, HIC LABOR EST

repost de comentário no blogue "doportugalprofundo"
em resposta a outro comentário do VISIONARIO


Caro VISIONÁRIO | 12.04.07 - 12:00 pm | #

Pode estar enganado.

«6. Não sei se alguém se apercebeu que, quando José Alberto Carvalho lhe [...] lhe perguntasse: Quando é que os fez então?
Muito antes? No máximo teria feito em Junho. Mas isto já faz parte de uma das minhas percepções subjectivas.»


- no segundo semestre só havia o tal projecto/dissertação. O primeiro semestre concluía-se em Jan/Fev, no máximo em Março. Por isso, penso que faz todo o sentido a resposta de Sócrates. Os exames das disciplinas podiam estar "despachados" e lançados em Março, de facto "muito antes" como disse Sócrates, a cumprir-se o plano curricular normal para essa reduzida "turma de finalistas". Se o Prof. só lançou as notas em Agosto, o que não devia, de facto isso não é da mínima responsabilidade de Sócrates ou de qualquer outro aluno. Parece-me que qualquer conclusão séria sobre eventual favorecimento de Sócrates, numa universidade ávida de se impor no mercado e de apresentar uma brilhante "carteira de clientes", só pode ser estabelecida por comparação com o que foi feito aos outros colegas nas mesmas condições. Assim:
- o lançamento tardio das notas foi só para Sócrates ou para todos? Arrisco o alvitre de que às tantas foi para todos;
- a análise do processo de admissão incompleto foi só para Sócrates ou para todos ou vários dos outros? Se calhar foi para vários deles ou todos, como indirectamente aqui admitia ontem uma tal lurdes silva, e o próprio Sócrates justificou (e nessa parte parece-me que não esteve mal). Nada sei sobre isto. Mas pode ser verificado por quem puder consultar os registos da UnI.
- muitas das coisas que se apontam a Sócrates perdem força se realmente esse foi o procedimento seguido pela UnI com todos ou boa parte dos outros colegas; ficam portanto dependentes do depoimento destes 8(?) fantasmas ou da consulta dos processos na UnI (jornalistas? os próprios? A PGR podia fazê-lo mas até agora parece que não quer.)

- independente desta linha de dúvidas, mantém-se ainda e sempre a questão do projecto de fim de curso, actividade exclusiva do segundo semestre (de Março a Junho) da licenciatura, e desenvolvida (nos tempos livres?) em paralelo com as funções de Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente do XIII Governo Constitucional (1995-10-30 até 1997-11-25)

HOC OPUS, HIC LABOR EST

Sem comentários: