segunda-feira, abril 09, 2007

automóvel destruído: apelo a informações






























Factos:
1) Na madrugada de 3 de Abril, um ou vários desconhecidos furtaram e destruíram o meu automóvel, deixando-o no estado que as fotos acima documentam.

2) A rua onde resido é bem iluminada.

3) O carro foi encontrado na manhã seguinte com as janelas abertas (fechadas nessa altura pelo dono do reboque, supostamente por estar a chover). As noites estavam bastante frias - não havia razão aparente para que o(s) ocupante(s) pudesse(m) ter aberto os vidros.

4) Não há sinais de esforço no cinto de segurança nem de qualquer ferimento sobre eventuais ocupante(s) do veículo, no momento do choque: no volante, no tablier do lado do passageiro ou mesmo no vidro da frente que não sofreu qualquer dano.

5) As autoridades policiais (GNR) que tomaram conta da ocorrência e efectuaram um conjunto de perícias no veículo, disseram ser muito difícil a identificação do(s) autor(es) dadas as circunstâncias

6) Adquiri este automóvel em 1992. Desde então e até ao passado dia 3 nunca este fora alvo de qualquer tentativa de assalto, embora ficasse frequentemente estacionado na rua ou no acesso à garagem, tal como na noite em que foi furtado (de 2 para 3 de Abril).

7) «.. Para este plano de equivalências e consequente plano de estudos na Universidade Independente, são aqui assumidas as seguintes opções (ver também a opinião do Prof. Doutor Luís Botelho Ribeiro) »

http://www.haloscan.com/comments/capuchos/117559149651542572/#232431


Questões por esclarecer:
1) Quem furtou o carro e com que propósito?
2) Com que objectivo o despedaçou contra um muro a cerca de 1000m do local do roubo?
3) Estaria o carro desocupado na altura do embate?
4) As janelas abertas serão indicativas duma precaução de segurança?
5) Poderá o lançamento do carro para o embate ser despoletado por alguém a salvo, do lado de fora, através da(s) janela(s) aberta(s)?
6) Haveria interesse especial no furto de um veículo deste modelo (Honda Civic LSI) já com 15 anos e várias mazelas na chapa, atendendo também ao risco da boa iluminação do local do furto?
7) Eventuais conexões deste incidente com o sistema «Quem se mete com o PS, leva»

Apelo:
Se alguém presenciou qualquer dos momentos entre o furto e o embate do veículo acima na noite de 2 para 3 de Abril, ou possui qualquer informação pertinente para o esclarecimento deste incidente o qual, como se imagina, nos causou bastantes prejuízos e não menor apreensão, agradece-se que entre em contacto com o proprietário: luisbotelhoribeiro@gmail.com

----------------------- § -----------------------

mensagens sicilianas... visitas não esperadas...

5 comentários:

Anónimo disse...

hehehe....foi o David Rockefeller...já devia de saber do mito urbano sobre os honda civics... se soubesse, não diria tantos disparates. Os civics são roubados com a maior facilidade e quem o faz normalmente faz estragos ao carro sem razão aparente... com certeza foi o que lhe aconteceu...tenha calma, é um entre muitos.

Anónimo disse...

Prof. Botelho Ribeiro: lamento muito o que lhe aconteceu. E quase tanto o disparatado comentário do anónimo das 8:42.

Têm vindo a acontecer coisas deste género a quem se opôe à ditadura do sistema, a «democracia totalitária», como lhe chamou Matthieu Baumier. Também em tempos já me assaltaram uma outra casa que eu tinha, espalhando tudo e não levando nada, e serraram as costas do assento do meu carro (e era um Opel, não um Honda).

É por demais evidente que tentam amedrontar, assustar, humilhar quem lhes faz frente, quem verdadeiramente os incomoda. E o Prof. deve-os ter atingido em cheio.

Isto nada tem a ver com cores políticas, como bem sabe, mas com lobbies. Lobbies tentaculares, que fazem com que a polícia - GNR e PSP - os temam. Penso que o assunto deveria ser de imediato comunicado à PJ e ao DIAP (perdoe-me a sugestão «naïve»). A PJ tem meios para ver se os perpetrantes utilizaram luvas, deixaram impressões digitais, etc. Também estão sob pressão do «polvo», mas ainda têm pessoas com dignidade e com menos medo de perder o emprego do que simples agentes mal pagos da PSP ou da GNR.

Tenho pena de não ter informações para o ajudar. Sei que a minha solidariedade de pouco vale, mas é de coração aberto que lha ofereço.

Força e que Deus o proteja!

Anónimo disse...

Pelo que me parece, a coisa parece banal! A conversa do carlos portugal é que é suspeita!

Luís Botelho Ribeiro disse...

Carlos Portugal, obrigado pela solidariedade. Já é um conforto, nestes dias em que o que sucede aos carros e às casas dos outros é guardado no arquivo-morto da indiferença anónima de tantos. A esses, tanto faz que a alguém que, assumindo-se como homem livre, escreve o que eu escrevo e assino, possam destruir-lhe o carro ou assaltar-lhe a casa.

A mim, que nunca me tinha sucedido nada do género, no espaço de 10 dias aconteceram ambas as coisas. Claro que eu quero crer que foi uma infeliz coincidência. Mas será? Certo é que poucos assinam com o seu próprio nome, mas muitos têm contribuido para esta verdadeira "Páscoa da Cidadania" doportugalprofundo, como lhe chama o bravo António Balbino Caldeira. Porque me visariam logo a mim, tão longe, cá no norte do país? Não o creio, nem deixarei que essa remota possibilidade me condicione a consciência. Mas não deixo de tomar as minhas precauções, uma das quais é informar a comunidade destes precedentes para o caso de algo mais grave vir a ocorrer...

-------------------

Por isso escrevi em tom semi-jovial sobre mais um desagradável incidente o quel, como o anterior, participei às autoridades:

«Última hora: depois do carro... agora foi a casa...

Questão ao homem das probabilidades: qual a probabilidade de alguém que escreve o que pensa num país livre e democrático, em apenas 10 dias ver roubado e destruído o seu carro (3 de Abril) e assaltada e vandalizada a sua casa (13 de Abril)?
http://questao-dos-universais.blogspot.com/2007/04/jos-scrates-e-o-clculo-de.html
»

Anónimo disse...

Pide Porra eram uns santinhos! basta ver quem tinha medo dos ditos! O GORDO (ta xeio demassa ele e a familia) e o outros meia duzia que estaona melhor das vidas! todos neste momentem TAXOS........................