terça-feira, abril 29, 2008

“As alterações climáticas: causas, efeitos e atitudes”, pelo Prof. Carlos Borrego - 5 de Maio

Prof. Carlos Borrego no ciclo de tertúlias no CAVIM

5 de Maio de 2008,
Feira; 21h30

----------------------------
Resumo:
Um dos mais impressionantes efeitos da acção do Homem sobre o ambiente é a mudança climática. Este efeito global é considerado como uma das grandes ameaças ao desenvolvimento sustentável, por pôr em causa não apenas os equilíbrios naturais mas também a segurança de uma grande parte da população.

As principais causas das alterações climáticas encontram-se no aumento das concentrações de um conjunto de gases emitidos pelas actividades humanas e que interferem com os padrões normais de troca de energia por radiação da Terra com o espaço exterior, produzindo o chamado "efeito de estufa". Está demonstrado que a acção humana veio alterar as concentrações, a distribuição espacial e os ciclos de vida desses gases.
Apesar de algumas incertezas, há factos indesmentíveis: os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a aumentar exponencialmente e atingiram valores nunca antes alcançados. Como vamos actuar? A idade das ideologias está a terminar e a principal política a seguir no futuro é a de salvar o nosso Planeta e a Humanidade: só há uma TERRA!

Nota curricular:
Carlos Borrego (1948), Professor Catedrático de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro, foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais (XI e XII Governos) e Vice-Reitor para a Investigação (1998-2002) na UA. É Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Ambiente e Ordenamento, onde desenvolve as actividades docente e de investigação, que originaram mais de 400 artigos e 7 livros, abordando problemas ambientais, entre os quais temas como qualidade do ar, alterações climáticas e fogos florestais. É Delegado Nacional ao Programa-Quadro de Investigação (Ambiente) da União Europeia, Director da European Association for the Science of Air Pollution (EURASP) e representante de Portugal em inúmeras comissões científicas e de avaliação (CE, NATO, ESF, ...). Com Director do IDAD-Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (unidade de interface da UA), desenvolve a actividade profissional de projecto e consultoria. Foi membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (de 2002 a 2007).

-------------------------------

Local: R. P.e Doutor Manuel Faria, Loja 6 P, (Junto à Rotunda da Universidade)
Guimarães


Mais informações: http://www.cavim.blogspot.com/

Sem comentários: