quarta-feira, outubro 10, 2007

a agonia de Sòcrates *

Agonia de Sócrates??? Impossível, com o homem a vender saúde no seu jogging matinal na praça mais pública de cada capital visitada (com excepção, ao que se saiba, de Lisboa...)

Mas não. Trata-se afinal de uma tarja afixada numa varanda do largo defronte da capela da Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo, onde em Agosto se acotovela este mundo e o outro a ver as minhotas passear os ouros.

A tarja dá voz a um venerando prédio, com boa aparência mau grado a idade. E diz qualquer coisa como isto: «Eu também sou altinho: vai uma implosãozita? Se a estupidez fosse saúde, o hospital também ia. A Santa Luzia que se cuide...»


Quem não conheça ou há muito tempo ande para ir até Viana mas não tem calhado, apesar da cantiga da Amália, estranhará algumas das referências. Pela nossa parte, apesar de não nos termos demorado a falar com o irreverente prédio, ficou-nos a impressão de que a sua "fala" exprimia uma solidariedade - diria "predial" - com o famoso "edifício Coutinho" que o socrático programa POLIS queria ver abatido... e lá continua de pé, como a foto atesta e a determinação do povo que o habita poderá ainda garantir por muitos anos.

Realmente... «o povo unido jamais será vencido». Nem por um Sócrates da polis, nem pelo Sócrates do POLIS. E a Santa Luzia, lá do cimo da serra, assiste paciente a todos os desvarios gerados na cegueira intelectual dos poderosos. Valha-nos ao menos que vá abrindo os olhos ao bravo povo de Viana. Se num outro momento histórico de galhardia militar Viana mereceu receber de D. Maria o epíteto "do Castelo", hoje mereceria receber ainda outro, pela sua galhardia e desassombro cívico perante uma teima do homem a quem hoje meio Portugal se verga. Talvez "dos Cavaleiros", que é de "cavalaria" quem assim... pega de caras a prepotência dum programa que considera todos os delírios que encantam a musa pós-moderna...

Só se esquece que também ali existem pessoas... que pensam, sentem e são igualmente capazes de agir!


-----------------

* Erróneo título - tempos difíceis para os leitores de jornais e agora também dos blogues. O interesse do escriba em captar a atenção, colide frontalmente com o interesse do leitor em não ler banalidades...

PS (19/10/2007) Anda estranha esta "internet"! Certas fotos desaparecem misteriosamente têm que ser reafixadas... Já será o plano tecnológico a mexer cordelinhos?

Sem comentários: