segunda-feira, outubro 08, 2007

um defensor de Chaves

No reino do "salve-se quem puder", muitas vezes o cidadão acaba por se conformar com os usos e abusos do "rolo compressor" dos "poderes" públicos ou privados que, impulsionado pelas poderosas forças do "progresso do século", tudo esmaga à sua passagem. "Ele é" a junta de freguesia que abate os velhos muros e alarga os caminhos (normalmente para o lado do vizinho mais civilizado) sem falar com ninguém; ele é a parceria público-privado da companhia das águas que se mete a cruzar com as suas disformes condutas terrenos cultos ou incultos sem dizer... "água vai"; ele é... o POLIS a dar cara nova a velhas muralhas esbarrondadas sobre as casas anexas.

Mas, como em tudo, «há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não». Neste caso, um rotundo "não" a uma longa história de "gestão das expectativas" (vulgo mentiras e enganos) dos seus autarcas. Parece ser o estranho caso do "defensor de Chaves, dito de outra maneira, do cidadão José (Paulo) Teixeira que a um seu homónimo - mais conhecido por Zé do Telhado - foi buscar a determinação e o desassombro no lidar com os poderes da terra em períodos particularmente conturbados. Pois este José Teixeira, cansado de promessas ilusórias, mandou cercar o terreno onde em tempos estivera a sua casa encostada à velha muralha de Chaves... e até uma galharda caixa de correio lhe pôs. Bravo!

Se tivesse lá posto uma caixa de correio electrónico - como a famosa "caixa de correio electrónico individualizada para todos os portugueses"* - enviávamos-lhe a nossa simpatia e solidariedade cívica por email. Tratando-se duma caixa de correio postal tradicional, vamos escrever-lhe um grande BRAVO em cursivo e convidar os nossos leitores a fazer o mesmo para o endereço mais sui generis deste rectângulo à beira-mar plantado:

Exmº Cidadão
José Paulo Teixeira
caixa postal da cidadania inconformada
Rua 25 de Abril, "56"
5400-015 CHAVES


-------------------
* aquele caso do viaCTT bem merecia um... "POSTezito". Uns dias após o seu retumbante anúncio , na poderosa leva do "plano tecnológico" que dava os seus primeiros passos(?), tentávamos activar a nossa caixa de correio individual... sem êxito, sem apoio à altura e acabámos por desistir após algumas insistências. Passado o tempo de consolidação do sistema, tentámos hoje de novo - pode ser que desta vez a coisa resulte. Fiquemos atentos à passagem do correio... tradicional. Costuma tocar sempre duas vezes...

Sem comentários: