quarta-feira, novembro 28, 2007

Eles tomam-nos por lorpas ou quê?...

A ocasião recente em que mais me senti "tomado por lorpa" aconteceu quando um administrador da Galp, salvo erro, deixava o seu "remoque" aos portugueses que, racionalmente, iam a Espanha abastecer os depósitos de combustível. Dizia qualquer coisa como esta "se as pessoas preferem ir dar o dinheiro dos seus impostos a Espanha é com elas - eu sou patriota e abasteço sempre em Portugal".

Mais valia chamar-nos "estúpidos" directamente. Que falar assim quem naturalmente recebe senhas de combustível para si e para toda a comandita só pode ser o mesmo... por outras palavras!

(imagina-se o afã da diplomacia portuguesa nos últimos meses, tentando convencer a administração espanhola a subir os impostos sobre combustíveis... para não ter de os descer do lado de cá! A preocupação de Fernando Gomes, por exemplo, já é pública desde Abril...)

Finalmente soube-se hoje o número da verdade - foram 146,8 milhões de euros, ou 136,4 milhões de litros de combustível, que Portugal "perdeu" para Espanha no ano passado devido às assimetrias fiscais entre os dois países. Dito de outra maneira, eis a medida da diferença de eficiência, corrupção, etc. entre o estado espanhol e o português. E muito maior seria a perda se não vivêssemos quase todos apinhados no litoral... e longe das bombas espanholas da raia.

Pois fique sabendo senhor "administrador da Galp" que o autor destas linhas não é menos patriota que o senhor mas não está para contribuirmais do que o absolutamente indispensável para o ajudar a "manter os padrões de vida a que o senhor está habituado". Sim, fui mais um dos milhares que este mesmo verão aproveitaram uma ida à Andaluzia para poupar 13 cêntimos por litro de gasóleo. Com toda a razão, pelo que me parece e os números da Apetro confirmam.

Somos patriotas, não lorpas!

Sem comentários: