quinta-feira, novembro 15, 2007

Se os democratas o fossem (IV)


... não tentavam impor à Ordem dos Médicos um código deontológico, como se a consciência pudesse ser manipulada por decreto, mas respeitariam a democracia interna. Assim, sujeitaram-se a receber do Excelentíssimo (literalmente falando) Bastonário Pedro Nunes uma lição de democracia e responsabilidade: "a alteração do código não dependerá da «imposição do Governo ou do ministro», mas sim da vontade dos médicos, acrescentando que está prevista para 2008 uma consulta à classe sobre a sua vontade de manter ou alterar o código."


Novamente dizemos: Bravo, Dr. Pedro Nunes! A sua frontalidade e a sua serenidade honram a sociedade portuguesa. V. Ex.ª faz muito bem em lembrar ao governo aquela que é uma das premissas sagradas da relação de confiança que com os médicos portugueses há muito mantêm os cidadãos/pacientes.

Sim, para todos nós que junto de vós procuramos solução para a doença, alívio para o sofrimento, conselhos para a conservação e qualidade da nossa vida «a ética médica é relevante!»

1 comentário:

Freire de Andrade disse...

Bravo Dr. Pedro Nunes e bravo LBR. Felizmente há quem resista ao poder discricionário. E não me estou a referir à Venezuela...