terça-feira, janeiro 08, 2008

Guitarra Toca Baixinho...


Estamos, sem dúvida, no meio duma onda negra de negras vibrações. Nos últimos dias Vasco Pulido Valente, António Barreto, José Manuel Fernandes, João César das Neves, Baptista Bastos; Miguel Sousa Tavares e outros têm aparecido inusitadamente alinhados, quais planetas zodiacais, a descrever o céu mais negro que se tem visto. Em tempo de proibições tabágicas, ASA(E)res vários, bronca no BCP, desemprego e falências, não-referendo europeu e quiçá vésperas de Ota, a coisa deve estar mesmo feia para tantos e tão diversos concordarem no diagnóstico do país...

Mário Soares e Manuel Alegre falavam há tempos de ... tempos difíceis para a Liberdade, Ferro Rodrigues saíu-se há dias com a "arrogância do governo", e o cadinho de liberdade de expressão que tem sido a blogosfera paga na trituradora judicial a sua impertinência incómoda... às vezes com retumbantes vitórias, como a que por estes dias sorriu ao António doPortugalProfundo que daqui uma vez mais saudamos e felicitamos.

Este desencanto gera, enfim, não há-de andar muito longe o que nos anos 60 e ainda hoje levou tantos dos nossos compatriotas a emigrar. E lembra esse quadro triste de que nos fala quem viu em 1964(?) um Francisco José desencantado com o país em directo na RTP, prontamente cortado... para depois cantar "guitarra toca baixinho".

Sem comentários: